Os determinantes da avaliação da economia na eleição presidencial brasileira em 2014

Este artigo analisa os determinantes da avaliação econômica retrospectiva sociotrópica na eleição presidencial no Brasil em 2014, com base: a) no conhecimento que o eleitor possui a partir de informação objetiva da economia; b) no conhecimento que o eleitor possui a partir de sua experiência vivida/sensação de mobilidade social; c) a sua afetividade partidária; d) a sua identidade ideológica. Nossa contribuição foi mostrar que: a) ter conhecimento/informação objetiva da economia não tem impacto na avaliação da economia; b) o conhecimento advindo da experiência vivida, identificado aqui como sensação de mobilidade social, não impacta na avaliação da economia no sentido esperado – mais ascensão, mais tendência de avaliação positiva; c) a afetividade partidária, por sua vez, demonstrou forte impacto na avaliação da economia. O artigo usa dados do CSES/Eseb – Estudo Eleitoral Brasileiro.

 

VEIGA, L. F.; ROSS, S. D. (2016). Os determinantes da avaliação da economia na eleição presidencial brasileira em 2015. Opinião Pública, vol. 22, n. 3, pp. 524-549. ISSN 1807-0191.

Autores

Luciana Fernandes Veiga e Steven Dutt Ross

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CESOP - Centro de Estudos e Opinião Pública